Life is Strange: Músicas, filmes e outras curiosidades

LIS Max

E ae pessoal faz tempo não? Voltei com esse blog e tô parecendo autor de mangá quando dá aquelas pausas enormes pra continuar desenhando sua obra. De fato um trabalho de qualidade é um tanto quanto cansativo pois envolve pesquisa, tempo e uma boa dose de paciência.

Dessa vez eu tô voltando com Life Is Strange aqui no blog. Como na época que eu escrevi ainda faltavam dois episódios para serem lançados além de alguns assuntos que sobraram, agora eu deixo aqui mais algumas curiosidades e fatos que eu vi no decorrer de todo o game. Vamo que vamo que esse texto tá recheado de coisa boa!

Meat is Murder

meat is still murder

Algo que achei curioso no jogo é um flyer colado no corredor do dormitório feminino sobre um clube vegan. Ele tem os dizeres “Meat is Still Murder”, que siginifica ” Carne ainda é assassinato”. Como o jogo é cheio de referências de cultura pop não pude deixar de não enxergar uma semelhança com um dos álbuns mais vendidos e famosos da banda The Smiths, chamado Meat is Murder.

meat is murder

Alt-J e o Rewind

alt-j

Umas das bandas presentes na trilha sonora do jogo é Alt-J com a música Something Good, que abre o segundo episódio do game. Você pode até mesmo acompanhar a música no jogo usando o violão de Max para que ela siga os acordes.

max playing guitar

Um fato muito curioso é que uma das músicas da banda, Breezeblocks, possui um clipe em que a história é contada ao contrário numa espécie de rewind, nos fazendo lembrar do poder de Max. Não sei se esse clipe teve peso na escolha da banda ter entrado na trilha sonora do jogo, mas de qualquer forma é um clipe bem legal e algo bem interessante pra ser comentado.

Warren G

Warren G

Em um e-mail que Warren envia para Max no primeiro episódio ele assina como “Warren G”. Bem provável que tenha sido uma brincadeira dos desenvolvedores (ou do Warren, quem sabe) pois existe um rapper com o mesmo nome. Sabemos que Warren (do jogo) é o clássico nerd: empenhado nos estudos, viciado em séries, filmes e ciência. Bem diferente do rapper da vida real (ou não).
Warren G rapper

Zeitgeist Gallery

Zeitgeist Gallery

O concurso Everyday Heroes em que os alunos são motivados a participar (incluindo Max), é sediado em uma galeria chamada Zeitgeist. Zeitgeist é um termo alemão que significa espírito do tempo. O termo foi criado por volta do século 18 por poetas alemães mas ficou popular graças a Hegel, filósofo também alemão, através de sua obra Filosofia da História. Hegel defendia também que a arte refletia a cultura da época em que ela foi criada.

Zeitgeist Gallery 2

Referências de filmes

Evan Wheelchair

No meu outro post eu já falei que Life Is Strange tem uma boa influência dos dois primeiros filmes da série Efeito Borboleta. No decorrer dos episódios vão surgindo mais algumas semelhanças, como o fato de Max voltar no tempo através de fotografias e as consequências ruins que isto pode trazer, mesmo que seja para consertar erros do passado.

Também vemos  algumas frases de filmes cults sendo usados pelos personagens. No primeiro post eu comentei isso mas dessa vez eu vou deixar aqui identificado quais são esses filmes (pelo menos os que eu percebi):

Scarface – 1983

Filme clássico sobre gângsters que influenciou e influencia várias gerações desde então. Tal frase é dita pelo personagem Tony Montana quando ele, hmm, bota pra f**der.

LIS Scarface2

O Iluminado (The Shining) – 1980

Filme de terror baseado no livro de Stephen King. Essa cena ocorre quando Danny (o baixinho da foto aí embaixo) numa espécia de transe escreve REDRUM na porta, tentando avisar sua mãe Wendy do perigo iminente. REDRUM é MURDER ao contrário, ou seja, assassinato. O quarto do filme também é o de número 217.

LIS redrum

redrum

Os Selvagens da Noite (The Warriors) – 1979

Outro clássico foda. Rendeu um jogo pra PS2 muito bom aliás. Filme inspirado no romance de Sol Yurick que fala basicamente sobre gangues. Essa frase é dita por Luther da gangue Rogues, perto do final do filme.

LIS Come out to play

Fúria de Titãs (Clash of The Titans) – 1981/2010

Filme de 1981 que teve um remake em 2010. Tal frase é dita por Zeus quando ele ordena para libertarem o Kraken, um monstro áquatico enorme que irá destruir a humanidade. Max faz um trocadilho com Kra-can, quando ela coloca uma ficha na máquina de refrigerante para pegar uma lata. Can em inglês significa lata.

LIS release the kra-can

 

Holden Caufield

holden caulfield.jpg

O sobrenome Caufield que Max carrega é inspirado no personagem Holden Caulfied, do livro O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger. O livro que tem como personagem principal o próprio Holden é considerado um clássico por retratar a vida de um adolescente sob sua própria perspectiva.

Na verdade os fóruns e wikias da vida dizem que é apenas uma suposição o sobrenome de Max ter vindo de Holden mas o jogo deixa muitas pistas para ser apenas uma hipótese. Aqui eu vou listar algumas.

1 – No quarto de Max tem um pôster escrito “The Winger and the Cow”, que é extremamente parecido com a capa do livro.

 

2 – O boné vermelho e o termo “phony”, ou farsante, usados por Holden.

 

3 – Conversa com Mark Jefferson.

mark john lennon.jpg

Essa na verdade é uma teoria minha e acredito que esse diálogo não foi simplesmente jogado por nada. John Lennon foi um dos integrantes do lendário grupo de rock The Beatles. Após o fim da banda, Lennon começou uma carreira solo que fez muito sucesso.

Em 8 de dezembro de 1980 Lennon foi assassinado por Mark Chapman, um “fã” que disparou cinco tiros no cantor, justificando que algumas de suas músicas blasfemavam Deus e os ensinamentos da bíblia. Chapman não negou o crime e também confessou que o livro O Apanhador no Campo de Centeio o inspirou a cometer o homícidio (o que é viagem pura).

Como o sobrenome de Max é inspirado em Holden e como Mark Jefferson cita John Lennon, morto por Chapman que leu o livro, acredito que teve uma certa jogada dos roteiristas em ter colocado esse diálogo. Como se Max e Jefferson fossem antagônicos. Um pouco  vaga essa minha teoria mas bem coerente não?

Papo Furado

Bom galera aqui termina esse meu textão sobre Life is Strange. Tinham até mais algumas curiosidades a serem abordadas mas essas outras eu achei muito vagas para serem colocadas aqui, e  também não ia dar uma parada realmente consistente. Tenho mais alguns posts a serem lançados, além de outros que eu tô devendo e vão sair e é isso.

Me desculpem o hiatus GIGANTE, mas as vezes bate aquele desânimo cruel. Meu intuito é fazer uma parada bem feita, então eu procuro pesquisar e ler bastante primeiro pra manter a qualidade.

Também tenho planos em lançar um canal no Youtube ou buscar até uma parceria, o que acham? Um abração e até a próxima!



728x90 Novo Razer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s